Com programação alusiva aos 53 anos da chegada do homem à lua, Planetário da UFSM recebe mais de 500 pessoas

Arianne Lima

Com programação alusiva aos 53 anos da chegada do homem à lua, Planetário da UFSM recebe mais de 500 pessoas
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Com uma programação alusiva aos 53 anos da chegada do homem à lua no voo espacial Apollo 11, o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu mais de 500 pessoas na tarde deste domingo. Por volta das 15h, era possível presenciar longas filas se formando na entrada do local.

Leia também

Ministério lança campanha de combate à violência contra a mulherConfira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa Maria

A médica Raissa Chemello, 44 anos, aproveitou a atividades para levar os filhos, Leonardo, 12, e Bibiana, 7, até o local. Ela destaca a ação como uma forma de valorização do serviço ofertado pela universidade à comunidade.

–Antes da pandemia, eu trazia o Leonardo bastante nas atividades do Planetário e em outras que a Universidade faz. E como essa foi uma das primeiras maiores depois da reabertura, eu achei que seria legal proporcionar isso para eles, principalmente para a Bibiana que não tinha vindo ainda – relata a mãe.

Próximo a exposição sobre a Corrida Espacial e outras peças visuais, os olhos da pequena Bibiana brilham.

–Eu estou achando legal tudo que tem aqui – afirma ela, antes de argumentar que pais e as crianças devem vir ao planetário aprender mais sobre o Universo.

Organização

O evento deste domingo foi organizado em parceira com acadêmicos de Relações Públicas da UFSM, matriculados na disciplina de Gestão de Eventos. A professora do curso, Elisângela Mortari, comenta sobre a colaboração:

–Nesta disciplina, os alunos precisam experimentar as práticas da área e o Planetário é um dos nossos parceiros. Então, neste semestre, temos uma equipe de alunos que firmaram uma parceira para realizar este evento. Acredito que daqui mais alguns anos ainda teremos essa parceria firmada para que possa acontecer sempre este lado experimental, com a parte pedagógica, sendo acolhida por setores da universidade.

No 5º semestre da graduação, a acadêmica Júlia Ferrari, 22, celebra a oportunidade:

–Agora que estamos voltamos para o presencial, estamos colocando em prática tudo que vimos em aulas online durante a pandemia. Então, poder colocar a mão na massa, correr atrás, fazer as parcerias, tem sido muito importante.

Além de Júlia, fazem parte da equipe de organização os acadêmicos Laura Maldaner, Yuri Trovilho, Thomas Teixeira, José Perotti, Augusto Scavazza e Laura Lencina.

Durante a pandemia, as sessões no Planetário foram transmitidas virtualmente, alcançando pessoas em mais de 15 estados brasileiros. As atividades presenciais voltaram a ser realizadas no final de abril deste ano. O chefe do Planetário, Régis Augusto Albanese Diniz, comenta que existe uma grande adesão principalmente aos finais de semana. Na tarde deste domingo, quatro sessões lotaram para assistir à projeção Da Terra ao Universo, com duração de 22 minutos. Conforme a organização, o espaço tem capacidade para 120 pessoas.

–É uma ocasião perfeita para nós, principalmente pela adesão e esse amparo que é e foi dado ao público – afirma Régis.

Momento mais do que especial

Além da programação dentro do planetário, o público presenciou o lançamento de um protótipo de foguete às 17h no largo do Multiuso da UFSM. A atividade foi realizada pela equipe do projeto de extensão do curso de Engenharia Espacial, Tau Rocket Team.

Planetário UFSM

Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30minSessões – Todas as quintas-feiras, às 15h e sextas-feira, às 9h, para o público em geralE-mails para contato – [email protected] ou [email protected] sociais – Página Planetário UFSM no Facebook e @planetarioufsm no InstagramTelefone e WhatsApp – (55) 3220-8226

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: chapas fechadas ao Palácio Piratini Anterior

Jaqueline Silveira: chapas fechadas ao Palácio Piratini

Cassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos shows Próximo

Cassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos shows

Geral